terça-feira, 12 de janeiro de 2016


A ereção matinal – popularmente chamada de “cabana armada” – é muito mais comum do que se imagina e acomete homens de todas as idades. Isso porque essas ereções involuntárias fazem parte do ciclo do sono masculino. Além disso, não é somente pela manhã que os rapazes ficam mais empolgadinhos, as ereções podem ocorrer várias vezes durante a noite.

Para entendermos melhor o que acontece no corpo masculino, precisamos nos lembrar das fases do sono. Nosso ciclo noturno se divide em diferentes etapas e o sono vai ficando gradativamente mais pesado. Depois de passarmos os primeiros estágios do sono não-REM chegamos no sono profundo, chamado de REM (sigla do inglês para “rápido movimento dos olhos”). Esse ciclo se repete de 3 a 4 vezes por noite.
Assim que o sono REM começa, chegam não apenas os sonhos, mas também ocorrem algumas mudanças fisiológicas no corpo masculino. Em geral, o cérebro começa a desligar alguns neurotransmissores numa tentativa de regular o organismo. Um desses neurotransmissores – a noraepinefrina – está diretamente relacionado ao controle das ereções, porque é ele que causa a vasoconstrição dos vasos sanguíneos do pênis, prevenindo que você fique em riste em momentos inapropriados.
Porém, quando você entra em sono profundo, os níveis de noraepinefrina diminuem e as ações relacionadas à testosterona ganham espaço. Isso desencadeia a vasodilatação e o aumento do fluxo sanguíneo nos vasos – resultado: você tem uma ereção!

0 comentários:

Postar um comentário